Festa de São Cosme e Damião, no Sítio Histórico de Igarassu.


A cidade de Igarassu comemorou neste domingo (27), seu aniversário de 474 anos. Na comemoração, uma homenagem especial aos padroeiros da cidade, no evento que só acontece uma vez por ano. A festa de São Cosme e Damião se torna bastante esperada pelos devotos. A igreja Católica mais antiga do Brasil, todos os anos no dia 27 de setembro realiza-se nas suas imediações uma popular romaria, considerada uma das festas populares mais antigas e tradicionais do país, conhecida como Festa dos Padroeiros. A Igreja recebe moradores e devotos de cidades vizinhas, para agradecer e pedir graças. O dia se torna ainda mais especial por conta de uma mão simboliza a mão dos padroeiros, que fica dentro de um relicário de prata os dedos dos dois santos que foi enviado pelo Papa João II.
Depois da missa mais de quatro mil fiéis, seguiram em procissão pelas ruas de Igarassu. São Cosme e Damião também são os protetores das crianças, e diante disso muitos pais levam os filhos para procissão, e também são conhecidos por curar doenças.
A festa profana contou com a presença de artistas locais, regionais e nacionais. Como Santana, Lenine, o grupo Parangolé e para encerrar teve a alegria da Família Salustiano e toda descontração da Banda Forró do Muído.


Por Natalia Arruda

0 comentários:

Postar um comentário